segunda-feira, 6 de junho de 2011

Conhecendo os sabonetes artesanais



UM POUCO SOBRE SABONETES ARTESANAIS
Os sabonetes comerciais que você encontra nos supermercados são fabricados visando dois aspectos: a conservação do produto nas prateleiras do comércio e oferecer ao consumidor um produto de maior duração, com isso justificam o uso de produtos químicos e conservantes resultando em um produto que nem poderia mais ser chamado de sabão ou sabonete, na sua verdadeira acepção, pois nada mais são do que detergentes sintéticos, utilizando inclusive o hidróxido de sódio (soda cáustica). Muitos desses detergentes são à base de petróleo e outros que contêm substâncias encontradas na natureza, mas são extraídos radicalmente e modificados.
A carência de glicerina nos sabonetes comerciais é a principal razão do ressecamento que sentimos na pele com o seu uso. E muitas vezes vemos o próprio sabonete ressecar e rachar. Essa é a principal diferença entre os sabonetes comerciais e os artesanais.
Mas afinal, por que a glicerina é importante? A glicerina é um umectante. Uma molécula de glicerina é criada para cada 3 moléculas de sabão, por isso o sabonete artesanal é mais macio, rico e envolvente. Além disso, a glicerina é um derivado de ácidos graxos que elimina a agressividade causada à pele regularizando a umidade e nutrindo-a.
Os saboenetes glicerinados são sensíveis ao calor e a luz do sol, por isso a conservação correta deles é necessária, para conservá-los por mais tempo mantenha-os em uma saboneteira que tenha vazão para água.


Experimente já o seu, não perca mais tempo

Nenhum comentário: