sábado, 18 de junho de 2011

Você sabe tomar banho????

Uma pergunta um pouco pessoal, mas vamos lá: você sabe tomar banho direitinho? Depois de anos de prática diária, você já deve dominar totalmente o assunto e não precisa de ninguém dando dicas sobre isso, não é mesmo? Bom, provavelmente sua pele não concorda. Estou aqui em nome dela, para pedir um melhor tratamento debaixo do chuveiro. Ela merece.
O que pode haver de complexo em um banho?

No banho, removemos sujeira, suor, oleosidade e células mortas.
Mas tanto água quente quanto sabonete ressecam a pele. Ela perde o brilho, fica áspera, sem vida, enruga e descama. Ainda tem mais: pele ressecada é propensa a alergias e coceiras. Dependendo do grau do ressecamento, a pele coça muito. Isso incomoda pessoas que naturalmente já têm a pele menos hidratada, e também quem  passou dos 50, quando a pele fica mais ressecada.
O problema se agrava no inverno, quando a umidade do ar é baixa. Por isso mesmo, a coceira pode ser marcante nas pessoas que vivem ou viajam para países de inverno rigoroso.
 
Portanto, não exagere na temperatura da água e nem na quantidade de
sabonete. Um bom banho é rápido, com água morna ou fria e com pouco
sabonete. Existem sabonetes delicados e mais adequados à pele. Por exemplo, os de glicerina. Ou os que incluem na formulação ativos hidratantes, como manteiga de karité ou lipídios. Ou ainda, um sabonete líquido que, em geral, é mais suave. Além dessas opções, existem produtos limpadores ainda menos agressivos, os chamados syndets – do inglês, synthetic detergents – ainda pouco usados (mas já disponíveis) no Brasil. São bons, principalmente para quem tem pele sensível.
Já escolheu seu sabonete? Ótimo. O próximo passo é escolher a esponja de banho, certo? Errado. A fricção da bucha agride a pele. Então, nada de esponja ou bucha todos os dias. O recomendável é usar bucha vegetal apenas uma vez por semana, para causar leve esfoliação e eliminar células mortas. Não aplique sabonete na bucha, apenas água, e faça leves massagens circulares. Mas, atenção: essa orientação vale só para quem tem pele hidratada. Se a sua for ressecada ou sensível, esqueça a bucha.
Depois do banho, com a pele ainda úmida, aplique um hidratante. Ele é mais eficiente que o óleo corporal. Os óleos, apesar de deixarem a pele macia, não hidratam. Eles formam uma barreira que não permite que a pele perca água para o ambiente. Para quem tem pele hidratada, o óleo é suficiente. Mas para quem tem pele seca, o óleo traz pouca vantagem. E dê uma atenção maior ao hidratante no dia da esfoliação corporal.
 Casos especiais
Banho para quem passou dos 50 anos
Com a idade, a pele resseca. Isso pode provocar incômodo, principalmente nos braços e pernas. A pele descama, coça e pode
rachar. Use o sabonete só nas mãos, pés, axilas, partes íntimas e
dobras. Nos braços e pernas, só água fria ou morna. Jamais use buchas.
Banho de banheira, quente e com muita espuma
Bom para a alma, ruim para a pele. Mas se você for se dar a esse luxo (e quem dispensaria?), tome alguns cuidados: use um óleo no banho e, depois de sair, um hidratante.
Banho de inverno
Mesmo no inverno, por mais gostoso que seja, água quente e
sabonete continuam a causar ressecamento. E mais: como no inverno a umidade do ar é baixa, justamente nessa época do ano a pele tende a ressecar. Sua pele e a natureza agradecem se você controlar o tempo do banho, evitar aquela deliciosa água escaldante e maneirar no sabonete. Depois, aplique hidratante.
Por Lucia Mandel

Os nossos sabonetes possuem extratos glicólicos que são hidratantes que atenuam os problemas de ressecamento, mas o grande vilão do ressecamento está na espuma, para que o sabonete tenha espuma é necessário colocar um produto chamado lauril e é ele que causa ressecamento na pele.
Mas ninguém gosta de tomar banho sem espuma certo??Parece que não estamos ficando limpos sem a espuma, o que é um mito, mas os nossos produtos tem uma quantidade certa para que tenha espuma mas não cause ressecamento,e o extrato glicólico atua como hidratante deixando a sua pele macia e hidratada. Asproporções usadas são ideais para lhe proporcionar um delicioso banho.
.

Um comentário:

Luluamô disse...

Oi! Vc me perguntou à respeito das formas de picolé.
Bom,
comprei as formas pra fazer picole de verdade e uso somemte pra sabonte. Costumam vender em lojas de 1,99.
Bjk!